logo RCN
Santa Catarina

Estado de alerta é ampliado

  • Ascom Secom SC - Santa Catarina registra 15 municípios em estado crítico no enfrentamento a estiagem prolongada.

Na última semana, mais quatro cidades entraram em estado crítico de enfrentamento à seca

Dados do Boletim Hidrometeorológico Integrado do Estado mostram que, na última quinzena, Santa Catarina registrou expansão da área de estiagem principalmente no Oeste e Meio-Oeste. De acordo com o documento, divulgado na quinta-feira, 06, pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), por meio da Secretaria Executiva do Meio Ambiente (Sema), 15 municípios estão em estado crítico frente à seca. No último relatório apresentado em abril, havia 11 cidades neste patamar.

Entre os municípios em estado crítico de abastecimento devido à estiagem estão: Abdon Batista; Águas Frias; Anchieta; Bom Jesus do Oeste; Chapecó; Concórdia; Coronel Martins; Descanso; Dionísio Cerqueira; Guaraciaba; Monte Carlo; Planalto Alegre; São Miguel da Boa Vista; São Miguel do Oeste e Zortéa.

Além disso, dos 283 municípios que encaminharam informações, 163 municípios estão em estado de normalidade; 97 de atenção, e oito em alerta.

"O agravamento da situação de estiagem acontece devido aos baixos volumes de precipitação nos últimos dois meses, principalmente no interior. E as perspectivas de chuva para os próximos meses indicam um período ainda mais seco no trimestre. Com a piora nos estados de criticidade, persiste a estiagem prolongada em Santa Catarina", afirma o secretário da Sema, Leonardo Ferreira.

Diante da alta intensidade da seca hidrológica sobre o Estado, o comprometimento do abastecimento urbano em diversos municípios tende a se elevar. "Estamos seguindo, em parceria com as agências reguladoras, o acompanhamento junto às prestadoras de serviço de abastecimento urbano, para que as medidas de mitigação planejadas sejam efetivas, no sentido de reduzir os impactos da estiagem neste momento", frisa o secretário, enfatizando a necessidade do uso racional e consciente por parte dos usuários de recursos hídricos e da população de modo geral em Santa Catarina.

O Boletim Hidrometeorológico Integrado é um estudo quinzenal, coordenado pela SDE, por meio da Sema, juntamente com a Defesa Civil de Santa Catarina, Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc) e outras agências reguladoras do Estado.


Nasf na escola Anterior

Nasf na escola

Risco de transmissão é reavaliado Próximo

Risco de transmissão é reavaliado

Deixe um comentário